×

Menssagem de erro

O arquivo não pôde ser criado.

Você está aqui:

Notícias

Obras de saneamento e educação são anunciadas em Almenara

28/07/2017

Obras de saneamento e educação são anunciadas em reunião do Colegiado Executivo do Território Médio e Baixo Jequitinhonha

Também foi apresentado detalhamento do relatório das entregas por município

 

A população do Território Médio e Baixo Jequitinhonha será beneficiada com obras importantes de asfaltamento, saneamento, licenciamento ambiental dentre outras intervenções. O anúncio foi feito durante a reunião do Colegiado Executivo, nesta quinta-feira (27/07), em Almenara.

Participaram do encontro, a deputada federal, Jô Morais, o deputado estadual, Jean Freire; representantes da sociedade civil, prefeitos e vereadores do Colegiado Executivo. Os trabalhos foram coordenados pelo subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David e pelo secretário-executivo do Território, Dalmo Gonçalves Costa.

Dentre as intervenções que serão feitas pelo Governo de Minas, estão previstas obras para o sistema de abastecimento de água em Rio do Prado e distrito de General Dutra do município de Medina; reforma e ampliação da Escola Estadual Professor Manoel da Rocha Pinto, em Jordânia e melhorias na infraestrutura da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Ao todo serão investidos cerca de R$ 7,9 milhões em saneamento nos dois municípios e R$ 450 mil para obras de reforma e ampliação. Além disso, o Estado liberou licença ambiental para obra da BR-367, no trecho entre Salto da Divisa e Almenara.

Para o secretário adjunto de Planejamento e Gestão (Seplag), César Lima, as entregas, ainda que pequenas, causam impacto na vida das pessoas. “Este governo não será marcado por obras megalomaníacas, mas com ações que beneficiam diretamente a população, mesmo diante da crise financeira que atinge o país”, afirmou. “Governo é o diálogo com a população, para viabilizar alternativas para solucionar problemas e atender as necessidades de cada território”, complementa. Para Lima, “os encontros e atividades que propiciam integração entre os órgãos fazem com que os órgãos do governo que estão no interior conversem entre si, com grande auxílio do trabalho dos secretários executivos dos Fóruns”.

O secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, por sua vez, destacou a presença dos secretários e órgãos do Estado na região para promover o contato direto com a população. ‘’Esse exercício de construir políticas públicas só é possível estando próximo das pessoas, como estamos fazendo aqui, no Vale do Jequitinhonha”, enfatizou.

 

Participação e Debate

Após efetuar cadastro na plataforma digital, Participa.MG, o presidente da Câmara Municipal de Felisburgo, Alessandro Braga, defendeu o debate direto entre o Estado e municípios, até mesmo no ambiente virtual. “Acho importante um espaço, que possibilite a troca de ideias e informações importantes que interessam as pessoas”, diz.

A plataforma Participa.MG é uma iniciativa compartilhada pelas secretarias de Direitos Humanos, Participação e Cidadania; Governo; Planejamento e Gestão; e Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais. Ela tem como objetivo consolidar-se como uma ferramenta digital para a mediação de diálogos em rede, envolvendo a sociedade e o poder público em Minas Gerais. 

Para o governo estadual é importante que as pessoas envolvidas com os instrumentos de participação social governamental se mantenham mobilizadas para acompanhar, questionar e também propor novas políticas públicas.

De acordo com o subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu, a implementação da plataforma significa também um “incremento na comunicação pública estadual, além de propiciar maior transparência das ações governamentais, bem como a descentralização de políticas públicas e no empoderamento da sociedade civil” argumenta.

 

Outras Entregas

A apresentação e detalhamento do relatório por município das entregas realizadas pelo Governo Estadual, atendendo demandas surgidas nas reuniões dos Fóruns Regionais, foi feita pelo subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, Otávio Martins Maia. “A Seplag acompanha, juntamente com os órgãos, a evolução das ações de governo por todo o estado”, explicou.

O balanço completo das entregas no Território Médio e Baixo Jequitinhonha pode ser conferido aqui

Notícias relacionadas

Governo de Minas Gerais beneficia mais de 250 famílias com a instalação de aquecedores solares
26/06/2017

A introdução dos aquecedores será realizada em cinco regiões do estado. No Território Alto Jequitinhonha, a cidade de Minas Novas recebe aquecedores no conjunto Barragem. No Baixo e Médio Jequitinhonha, os equipamentos vão para o conjunto Monte Formoso, no município de mesmo nome.

Fernando Pimentel entrega obras em rodovia no Território Vertentes
13/07/2017

A revitalização do trecho de 28,8 quilômetros da rodovia beneficiará diretamente cerca de 36 mil pessoas, que vivem nos dois municípios, além de outras 540 mil pessoas residentes em 42 municípios que compõem as regiões do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes.

Secretaria de Cidades será parceira da AMM em programa
14/07/2017

O projeto da AMM consiste na realização de reuniões nas 30 macrorregiões de atuação da entidade e tem como objetivo proporcionar aos gestores e servidores públicos das cidades do interior a oportunidade de participar, reivindicar ações e buscar soluções para o desenvolvimento dos municípios.