×

Menssagem de erro

O arquivo não pôde ser criado.

Você está aqui:

Notícias

Estado libera recursos para obras em Mariana

17/07/2017

No Dia de Minas, Governo do Estado libera recursos para investimentos em obras de infraestrutura em Mariana

Governador Fernando Pimentel também agraciou 51 personalidades com a Medalha Dia de Minas

 

O governador Fernando Pimentel assinou, neste domingo (16/7), durante a solenidade em comemoração ao Dia do Estado de Minas Gerais, na cidade de Mariana, dois despachos para investimentos no município. Um deles libera R$ 9,5 milhões para que a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Setop) possa realizar obras de infraestrutura e drenagem urbana na cidade.

O prefeito de Mariana, Duarte Junior, destacou a sólida parceria entre Governo do Estado e a prefeitura para resolução de problemas que atingem o município. “São R$ 9,5 milhões, ainda neste ano, que investiremos de forma responsável e com total prioridade para amenizar o nosso problema de captação de agua. Temos muito o que fazer para a primeira capital do Estado e vamos fazer em conjunto com os anseios de nossa população”, ressaltou.

O segundo despacho tem como objetivo a instalação de um posto avançado pelo Corpo de Bombeiros Militar no município de Mariana, para beneficiar a população na prestação de serviços de defesa civil, proteção, socorro, prevenção e combate a incêndio e explosões, além de busca e salvamento. Hoje, como não há pelotão próprio, o município é atendido pela 3º Companhia do Corpo de Bombeiros, localizada em Ouro Preto.

 

Solenidade

O Dia de Minas foi marcado por uma série de homenagens ao sargento Marcos Marques da Silva, da Polícia Militar Minas Gerais, assassinado há uma semana por criminosos que realizaram ataque a bancos na cidade de Santa Margarida, no Território Caparaó.

Durante a cerimônia foi feito um minuto de silêncio em respeito ao policial. A viúva Dulcileia Amaral Marques, o pai Orlando Marques da Silva e a mãe Maria Madalena Marques receberam das mãos do governador Fernando Pimentel, a Medalha do Dia de Minas.

O sargento Marques foi lembrado também no discurso do prefeito de Mariana, Duarte Júnior. “Nessa oportunidade homenageamos pessoas que, na vivência de seus dias, deram tudo de si, para o Brasil, para Minas e por Mariana. Qualquer palavra dita aqui não irá amenizar essa imensa dor, mas é importante que homens da sensibilidade do governador Fernando Pimentel não deixem de reconhecer jamais o trabalho prestado pelos profissionais dessa categoria, que lutam diariamente pela segurança da população e se doam em prol disso”, disse.

Durante a cerimônia também foi homenageado o professor e ex-prefeito de Mariana, Roque José de Oliveira Camêllo, falecido em março deste ano e idealizador da criação do Dia do Estado de Minas Gerais foi lançada por ele. Para marcar a data, foi lançado o máximo postal.

 

Medalha

A cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais acontece todos os anos no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Mariana – primeira capital mineira. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário da cidade, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual.

O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense. Em 19 de outubro de 1979, foi sancionada pelo governador Francelino Pereira a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.

Nesta edição, foram agraciadas 51 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento mineiro, entre políticos, desembargadores, estudantes, gestores públicos, professores, advogados e policiais militares.

Uma das homenageadas foi a estudante Luanna Kathleen Paiva Ramalho, presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), que destacou a importância da homenagem à instituição, que representa mais de 600 mil estudantes no Estado.

“É um momento histórico, de um governo que dialoga com a classe estudantil. A gente estar aqui hoje é uma novidade, uma honra muito grande para nós. O governo tem tido uma grande parceria com o movimento estudantil”, ressaltou. 

Notícias relacionadas

Governo de Minas Gerais beneficia mais de 250 famílias com a instalação de aquecedores solares
26/06/2017

A introdução dos aquecedores será realizada em cinco regiões do estado. No Território Alto Jequitinhonha, a cidade de Minas Novas recebe aquecedores no conjunto Barragem. No Baixo e Médio Jequitinhonha, os equipamentos vão para o conjunto Monte Formoso, no município de mesmo nome.

Fernando Pimentel entrega obras em rodovia no Território Vertentes
13/07/2017

A revitalização do trecho de 28,8 quilômetros da rodovia beneficiará diretamente cerca de 36 mil pessoas, que vivem nos dois municípios, além de outras 540 mil pessoas residentes em 42 municípios que compõem as regiões do Alto Paraopeba e Campos das Vertentes.

Secretaria de Cidades será parceira da AMM em programa
14/07/2017

O projeto da AMM consiste na realização de reuniões nas 30 macrorregiões de atuação da entidade e tem como objetivo proporcionar aos gestores e servidores públicos das cidades do interior a oportunidade de participar, reivindicar ações e buscar soluções para o desenvolvimento dos municípios.