Ciclo de Inovação

O Ciclo da Inovação na Gestão Pública é uma metodologia desenvolvida pela Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional – SCIM com o objetivo de identificar e captar ideias inovadoras desenvolvidas pelos agentes públicos, que tenham potencial para se tornarem projetos de governo que atendam de forma efetiva as demandas da sociedade. Essas ideias devem estar alinhadas às diretrizes governamentais e devem efetivamente gerar impacto positivo e ter relevância para melhoria dos serviços públicos.

As ideias classificadas como estratégicas, críticas e inovadoras podem ser destinadas para desenvolvimento imediato ou para análise de sua viabilidade técnica e orçamentária por meio da Incubadora de Projetos da SCIM.

O Ciclo da Inovação considera o conceito de “inovação” como: mudanças em práticas anteriores, por meio da incorporação de novos elementos da gestão pública ou de uma nova combinação de mecanismos existentes.

Atualmente, o Ciclo ocorre em parceria com o Prêmio Inova Minas Gerais por meio da Categoria Ideias Inovadoras Implementáveis.

Conforme o Edital SEPLAG/SCPRH nº. 01/2017, essa Categoria permite aos servidores, empregados públicos e estagiários apresentarem ideias inovadoras, individualmente ou em grupo, provenientes de conhecimento próprio e/ou experiências adquiridas no exercício de sua função. As ideias apresentadas nessa categoria são aquelas AINDA NÃO IMPLEMENTADAS.

A Categoria Ideias Inovadoras Implementáveis é composta de duas modalidades e temáticas, conforme descrição apresentada no quadro seguinte:

Por meio do 2º Prêmio Inova Minas Gerais, as ideias classificadas nas duas modalidades do Ciclo da Inovação receberão os prêmios em dinheiro descritos no quadro seguinte:

 

Entenda o Ciclo da Inovação na Gestão Pública

 

Entenda o Ciclo da Inovação na Gestão Pública

As ideias classificadas como estratégicas, críticas e inovadoras são consideradas finalistas do Prêmio Inova Minas Gerais, podendo ser premiadas e, após validação com a alta gestão, podem ser incluídas na proposta orçamentária do Governo.

 

RESULTADOS DO CICLO DA INOVAÇÃO

2012 – Ideias inseridas na Incubadora de Projetos

 

Saneamento de Minas - SEDRU

  • Sistemática de Priorização da Implantação do Saneamento Básico no Estado.

 

Desenvolvimento do Agronegócio - SEAPA

  • Plano Diretor para agregar valor ao café produzido em Minas Gerais.

 

Delegacia Virtual - SEDS

  • Desenho do Modelo de implantação de Delegacia Virtual da Polícia Civil.

 

Minas Criativa – SETUR

  • Proposta de Criação do Núcleo da Economia Criativa para desenvolvimento dos setores de gastronomia e moda.

 

Minas Patrimônio Vivo - SEC

  • Ações Educativas de promoção e difusão de informações do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

 

2013 – Ideias inseridas na Incubadora de Projetos

 

Cartão-Chip Leite pela vida - SEDVAN

  • Criação de um cartão magnético para controle da distribuição e do recebimento do produto pelos beneficiários do Programa Leite pela Vida.

 

Central de Captação de Vagas - SETE

  • Estudo para revisar o processo de intermediação dos polos Trabalhador x Empregador, com o objetivo de aumentar a eficiência no serviço de atendimento, captação de vagas e encaminhamento dos trabalhadores.

 

Serviços de Informações de Ofertas e Preços de Produtos Agropecuário – SEAPA       

  • Ampliar o acesso dos produtores mineiros fornecedores dos MLPs às informações de ofertas e preços dos produtos agropecuários, apuradas diariamente pela CEASAMINAS, por meio do envio de mensagens de celular (SMS).

 

Software jogo educativo Lei Maria da Penha e educação não-sexista - SEDESE              

  • Desenvolvimento de um software com jogo educativo para estudantes inserido no contexto da Lei Maria da Penha, atendendo ao viés educativo e à exigência de uma mudança cultural. Construir um saber qualificado acerca das questões de gênero, raça e etnia no ambiente escolar, como forma de alterar as práticas educativas.

 

Recuperação de imóveis privados em áreas de proteção ao patrimônio - SEC

  • Estudo de viabilidade técnica e financeira para implantação de um sistema que facilite o acesso às linhas de crédito oferecidas pelo mercado, aos proprietários ou locatários de imóveis privados tombados, viabilizando a recuperação do desgaste sofrido por estes bens.

 

2014

 

Remodelagem das Unidades Básicas de Saúde - SES

  • Estudo para estruturar as unidades básicas de saúde para funcionarem em horários diferenciados no atendimento aos usuários do sistema de saúde.

 

Assistência Técnica Habitacional - SEDRU

  • Estudo para análise de viabilidade de parceria com Instituições Públicas e/ou Privadas (Fundações, Universidades, Faculdades, Entidades de Classe, etc.) para viabilização da prestação de serviço de elaboração de Projetos Arquitetônicos, Executivos e Planilhas Orçamentárias para reformas e melhorias em habitações de interesse social de famílias de baixa renda.

 

Aplicativo para o Turismo Mineiro - SETUR

  • Desenvolvimento de um aplicativo dinâmico e inovador para smartphone, utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada, voltado para a exibição de informações sobre pontos turísticos mineiros. A Realidade Aumentada é a integração de informações virtuais com visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera).

 

Sustentabilidade Jurídica: Tecnologia a serviço do Estado em Rede - AGE

  • Desenvolvimento de uma plataforma virtual e interativa, para padronizar e disseminar conceitos jurídicos visando o aperfeiçoamento da prestação dos serviços jurídicos em todos os órgãos.

 

Totens para levantamento de risco de condições crônicas - SES

  • Implantação de terminais de auto atendimento dinâmico em prédios públicos para classificação de risco e prevenção do desenvolvimento de patologias crônicas (foco em hipertensão e diabetes).

 

iUAI (Plataforma de busca e disponibilização de serviços)  - SEPLAG

  • Desenvolvimento de plataforma para o cidadão acessar por meio de Portal na Internet e Aplicativo Móvel  serviços como informações da UAI mais próxima, agendamento de serviços e outros. 
  • Instalação de monitores de grande porte nas UAIs com informações on-line da operação da Unidade.

 

2016

 

Busca Ativa de Empregos no Sine

  • Otimização do processo de captação de vagas nas unidades de atendimento do SINE-MG por meio da produção, distribuição e aplicação de informações estratégicas sobre o mercado de trabalho.

 

#AquitemDH

  • Análise de viabilidade da criação de um aplicativo de avaliação e fiscalização direta pelo cidadão de estabelecimentos comerciais quanto à acessibilidade e tratamento discriminatório e adaptação do projeto para inclusão de critérios de avaliação de unidades de atendimentos públicas no aplicativo MG App.

 

Utilização de dados extraídos do site TripAdvisor para elaboração de indicadores do turismo em Minas Gerais

  • Estudo para análise de viabilidade da construção de indicadores para monitorar o desempenho do turismo em espaços turísticos de Minas Gerais a partir de dados extraídos da plataforma web de avaliação de destinos turísticos mundial denominada TripAdvisor.

Jovem Socorrista

Articulação para reserva de vagas para jovens do Sistema Socioeducativo, prioritariamente mulheres, no curso de Socorrista ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), habilitando-as a intervirem em emergências pré-hospitalares.