Inovação em Processos

A Inovação em Gerenciamento de Processos é utilizada para definir, analisar e gerenciar as melhorias no desempenho dos processos das organizações, com a finalidade de atingir condições ótimas para os cidadãos. Nesse sentido, ele vislumbra três objetivos principais: tornar os processos mais eficazes, para que produzam os resultados esperados; tornar os processos mais eficientes, utilizando da melhor forma os recursos disponíveis e aprimorando seus resultados; e tornar os processos adaptáveis, capazes de serem modificados conforme as necessidades variáveis do cidadão e da organização.

Aqui apresentamos as políticas, diretrizes e principais iniciativas desenvolvidas para a inovação e melhoria contínua de processos no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual.

O conteúdo disponibilizado é de responsabilidade da Diretoria Central de Modernização Institucional e Inovação em Processos (DCMIP), da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional (SCIM), vinculado à Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas. A DCMIP tem por competência promover a governança de processos e a modernização institucional no âmbito do Poder Executivo:

I – definir políticas e diretrizes para promover a cultura de gestão, desburocratização, melhoria de processos e modernização institucional;

II – fomentar, promover e coordenar ações para integrar, simplificar, padronizar, desburocratizar e otimizar processos;

III – articular estratégia, processos e abordagem de mudança, contribuindo para a geração de resultados aderentes aos objetivos governamentais e às demandas e necessidades da sociedade;

IV – gerir a maturidade dos processos, contribuindo para uma cultura de análise, avaliação e melhoria contínua dos processos;

V – fomentar o compartilhamento de informações, modelos, e boas práticas relativas à modernização institucional e melhoria de processos;

VI – estabelecer diretrizes, orientar e supervisionar a elaboração de propostas de estruturação e reestruturação organizacional no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional;

VII – fomentar e promover estudos e iniciativas integradas de modernização administrativa alinhados à estratégia governamental e que busquem a agilidade e a qualidade na prestação dos serviços públicos nos órgãos, autarquias e fundações do Poder Executivo.

 

Manuais de Gestão de Processos

A gestão e melhoria de processos tem sido um tema cada vez mais recorrente e relevante para as organizações que primam pela qualidade, melhor utilização de recursos e obtenção de melhores resultados. Nesse contexto, a DCMIP tem se preocupado em desenvolver e consolidar metodologias que sirvam de apoio para os órgãos e entidades do Governo de Minas na implantação da gestão de processos.

Manual de Estruturação, Gerenciamento, Monitoramento e Avaliação de Processos Estratégicos

Capacitações em Gestão de Processos

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Visando multiplicar conhecimentos sobre Gestão de Processos, a DCMIP oferece uma carteira de cursos centrais para os servidores dos diversos órgãos e entidades governamentais que trabalham com o tema. A seguir, os cursos disponíveis e suas ementas:

Curso 1 – Fundamentos de Gestão de Processos e da Notação BPMN (Curso Básico)

Ementa Curso 1

Curso 2 – Metodologia para a Melhoria de Processos no Governo de Minas Gerais

Ementa Curso 2

Curso 3 – Modelagem de Processos utilizando a Notação BPMN (Curso Avançado)

Ementa Curso 3

Curso 4 – Gestão da Rotina de Processos

Ementa Curso 4

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Materiais, Complementares de Orientação e Apoio para a Gestão de Processos

Cumprindo com suas competências legais de pesquisar, desenvolver e difundir metodologias e ferramentas de gestão de processos para otimizar a performance organizacional, a DCMIP disponibiliza materiais de orientação e apoio referentes à Gestão de Processos, de forma a contribuir com os trabalhos realizados e com a geração de mais valor para os cidadãos mineiros.

Nessa seção, serão, portanto, divulgados artigos, textos acadêmicos, apresentações, orientações gerais, relatórios e outros materiais que porventura se fizerem necessários ou interessantes como apoio às iniciativas de gestão e melhoria de processos no Estado de Minas Gerais.